11 3107-4505

Acesse a área restrita a clientes.

Quais os tipos de franquia que um empreendedor pode abrir e qual o​ ​tempo​ ​de​ ​retorno​ ​de​ ​investimento?

05/10/2017 Franquias
image

Cada rede de franquia possui estilos de negócio que são adequados para diferentes  tipos​ ​de​ ​perfis​ ​de​ ​franqueados,​ ​assim​ ​como​ ​pontos​ ​comerciais​ ​e​ ​público​ ​alvo.

Os​ ​tipos​ ​mais​ ​comuns​ ​são:

● Franquia ​home based (trabalho de casa, sem necessidade de ponto comercial);

 ● Franquia​ ​de​ ​loja​ ​em​ ​rua;

● Franquia​ ​de​ ​loja​ ​em​ ​shopping​ ​center,​ ​aeroportos​ ​ou​ ​centros​ ​comerciais;

● Franquia​ ​de​ ​quiosque;

● Franquia​ ​móvel​ ​(ou​ ​franquia​ ​de​ ​​food truck)​;

● Franquia​ ​“virtual”.

Tempo​ ​de​ ​retorno

O tempo de retorno (ou​payback) de uma franquia é calculado em meses, com base na projeção de faturamento, despesas e lucro de uma unidade da franquia já estabelecida no mercado. É atingido quando seu lucro acumulado se igualar ao valor​ ​do​ ​investimento​ ​que​ ​foi​ ​realizado​ ​para​ ​a​ ​abertura​ ​da​ ​unidade.

Essa projeção é baseada na experiência que o franqueador tem com suas unidades próprias​ ​ou​ ​em​ ​outras​ ​franquias​ ​da​ ​rede.

É importante que você entenda esses números com o franqueador para adaptar a projeção a realidade da sua região. Custos de aluguel, por exemplo, podem variar bastante.  

Lucratividade 

A lucratividade das franquias varia bastante, sendo que a grande maioria delas fica entre​ ​7%​ ​e​ ​20%​ ​sobre​ ​o​ ​faturamento​ ​total.

Normalmente, ​franquias de serviço ​apresentam melhor lucratividade do que franquias de venda de produto​, mas cuidado: ​de nada adianta um alto percentual​ ​de​ ​lucratividade​ ​com​ ​pouco​ ​faturamento​.

 O auxílio de um parceiro contábil experiente na hora de escolher sua franquia, pode​ ​ser​ ​a​ ​garantia​ ​do​ ​seu​ ​sucesso.​ ​Conte​ ​com​ ​a​ ​Prolink!

Veja mais notícias nessa categoria

image

5 principais dores de um franqueador na Gestão de franquias

Photo Created by Jcomp - Freepik.com Assim como em qualquer outro negócio, realizar a gestão estratégica de franquias nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige muito empenho, dedicação…

image

Como fazer a gestão da qualidade das franquias através de checklists

A qualidade é o pilar de qualquer franquia de sucesso no mercado. Isso porque as empresas que se expandem por este modelo de negócio têm, como principal característica, um negócio devidamente…