11 3107-4505

Área de clientes


Esqueci minha senha

5 dicas para guardar dinheiro em 2018. Confira!

02/03/2018 Finanças
image

Já estamos em março, mas nunca é tarde para aprender a economizar, especialmente em tempos de economia instável. Na verdade, com os tradicionais gastos do início do ano ficando para trás, este é o momento certo de recuperar as finanças e guardar dinheiro - apenas 34% dos brasileiros têm esse hábito, segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 

Pensando nisso, Raphael Swierczynski, CEO da Ciclic e especialista em planejamento financeiro, elaborou 5 dicas para fazer seu saldo bancário crescer. "É uma questão, principalmente, de hábito", diz Raphael.

Respeite o dinheiro

O primeiro passo para guardar dinheiro é respeitá-lo, ou seja, ter consciência de que, para a imensa maioria das pessoas, ele é conquistado à custa de muito esforço e estresse. Quem não respeita o dinheiro, compra além do necessário e minimiza a importância de notas menores ou moedas. Não se trata de ser materialista e tornar o dinheiro uma obsessão. Mas "cultivá-lo" com a devida atenção.

LEIA MAIS: Como fazer um planejamento financeiro para 2018?

Aprenda a dizer não

É impossível economizar se a despesa é superior ao orçamento. Parece óbvio, mas não é o que acontece na prática, como comprovam os muitos brasileiros endividados. Por isso, é fundamental aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Eventuais empréstimos para familiares e amigos, presentes caros e itens supérfluos no supermercado podem parecer inofensivos, mas comprometem a saúde financeira.

Peça desconto

Conseguir desconto é mais fácil do que se imagina. Normalmente, para o comerciante, vender mais barato é melhor que não vender. Portanto, não tenha vergonha e negocie sempre que possível, mesmo que o valor em questão não seja alto. A expressão "de grão em grão a galinha enche o papo" não existe à toa. Um desconto aqui e outro ali fazem diferença a longo prazo.

LEIA MAIS: Controle das despesas para obter resultados

Invista

Já que não gastar dinheiro é impossível, a melhor maneira de vê-lo crescer é fazendo investimentos. Existem opções que combinam boa rentabilidade e baixo risco, acessíveis mesmo para quem tem um orçamento modesto. É o caso da previdência privada, que não deve ser vista apenas sob à luz da aposentadoria. Seja qual for a escolha, o importante é investir com sabedoria. Pesquise na Internet, fale com o gerente de seu banco ou consulte um especialista.

Cuidado com o cartão de crédito 

O cartão de crédito é certamente o maior inimigo de quem quer guardar dinheiro. A tentação de usar o "plástico", a ser pago apenas no mês seguinte, é grande, mas deve ser controlada. Não se engane: a conta vai chegar e pode ser assustadora se não houver o mínimo de planejamento. Outros perigos do cartão de crédito são o parcelamento (que cria a falsa sensação de controle) e a possibilidade de pagar o valor mínimo da fatura (os juros vão multiplicar a dívida).

 

Fonte: tnonline

Veja mais notícias nessa categoria

image

Análise: Eu não tenho sorte e isso é ótimo!

Sou o tipo de pessoa que sabe muito bem que não tem sorte e vejo esses dois pontos como algo muito positivo. Não ter sorte é ótimo e saber disso é melhor ainda! Quando você sabe que não tem…

image

Vai adiantar a parcela do décimo? Cuidado para não cair em dívida

A antecipação deve ser usada com cuidado para que esse dinheiro não faça falta no final do ano Dinheiro extra na conta é sempre bem-vindo, ainda mais para quem tem um bom destino para ele. Aqueles…