11 3107-4505

Área de clientes


Esqueci minha senha

Imposto de Renda: como declarar doações feitas e recebidas

09/04/2018 Imposto de Renda Pessoa Física
image

O contribuinte que realizar ou receber doações em dinheiro precisa declarar a movimentação no Imposto de Renda 2018. A declaração tem 2017 como ano base.

 

Segundo a Receita Federal, o donatário e o doador precisam declarar de formas diferentes.

 

LEIA MAIS: IR podem levar à malha fina

 

A pessoa que está recebendo o dinheiro (donatário) deve incluir o valor na ficha "Rendimentos Isentos e Não tributáveis", informando nome, o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do doador e o valor recebido.

 

- O destino da doação (bens, valor em espécie, aplicações financeiras etc.), se ainda existente em 31/12/2017, deve ser informado na declaração de bens.

 

Já a pessoa que está fazendo uma doação (doador) deve colocar as informações sobre a ação na ficha de "Doações Efetuadas".

 

LEIA MAIS: 3 motivos para contratar um contador para o Imposto de Renda

 

É preciso inserir o nome, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do beneficiário, o valor doado e o código 80 (Doações em espécie).

 

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril de 2018. Os contribuintes que não acertarem as contas com a Receita Federal até esta data estão sujeitos ao pagamento de multa.

 

Autor: Giuliana Saringer, do R7

 

Faça seu IRPF com um especialista. A ProLink possui profissionais experientes, qualificados e está preparada para atendê-lo!

 Entre em contato pelo telefone (11) 3107-4505 ou e-mail contato@prolinkcontabil.com.br .

Veja mais notícias nessa categoria

image

Declaração de Imposto de Renda fora do prazo requer atenção

Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) 2018 (ano-base 2017) no prazo pode enviar o documento com atraso desde quarta-feira passada, mas está sujeito a multa. A penalidade mínima…

image

Imposto devido pode ser pago em oito cotas, mas, acredite, é melhor à vista

Quem preencher a declaração pessoa física do Imposto de Renda e tiver imposto a ser recolhido pode fazer isso à vista ou parcelar em até oito cotas se o valor for maior do que R$ 100. Além de a…