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Você sabe o que é uma auditoria trabalhista?

31/10/2018 Folha de Pagamento
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Existem centenas de procedimentos regulares, exigidos dos empregadores, no cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.

 

Leia também: Penalidades com a chegada do eSocial

 

Para certificar-se que nada está sendo esquecido ou feito de modo inadequado, recomenda-se que, periodicamente, se execute uma auditoria interna nos procedimentos trabalhistas, como:

 

• exame da folha de pagamento;

• análise de documentação;

• checagem de cálculos (férias, 13º salário, horas extras e outros)

• pagamentos e retenções (IRF, GPS, Contribuição Sindical)

 

Dentre os objetivos da auditoria trabalhista, destacam-se:

 

1-     Evitar ou corrigir fraudes e erros.

2-     Reduzir as contingências trabalhistas e previdenciárias (possibilidades de multas e reclamatórias na justiça do trabalho).

3-     Adequar cálculos e procedimentos às exigências legais (CLT, Regulamento da Previdência Social) e de controle financeiro da entidade auditada (custos, orçamento, tesouraria)

 

Fonte: Blog Guia Contábil.

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