A Receita Federal abriu no dia 01 de março as declarações do Imposto de Renda 2021. Que fique claro, que as pessoas que não declararem o IRPF pode ser sujeito a pagamento de multa, o prazo final para realizar a declaração do IRPF é até dia 30 de abril.
Ficam obrigadas a entregar a declaração do Imposto de Renda 2021, no ano base 2020:
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem é obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda 2021, no ano-base 2020, trouxemos abaixo a listagem de quem fica obrigado a declarar o Imposto de Renda:
Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a declaração do imposto de renda, uma das maiores questões levantadas nesse último ano, foi a seguinte, “Quem recebeu o auxílio emergencial, deve declarar no Imposto de Renda?”, para essa situação sim, quem recebeu o auxílio emergencial do Governo de qualquer valor, e obteve outras rendas tributáveis, como salários, aposentadorias e pensões, totalizando mais de R$ 22.8847,76, deverá incluir na declaração do Imposto de Renda.
Existem várias especulações sobre qual é o melhor período para realizar sua declaração do seu Imposto de Renda e enviá-la para a receita Federal, alguns dizem que é melhor no fim do período, outros afirmam que é mais vantajoso enviar no início do período, porém a resposta para esse dilema é que sim, declarar o IR no começo é sempre mais vantajoso, até porque a declaração neste caso será processada mais cedo e se for o caso de restituição, a liberação ocorrerá antes.
Para o ano de 2021 a receita Federal apresentou novidades e pontos de atenção para os contribuintes do IR, uma delas é a declaração pré-preenchida. Quem optar pelo formato terá informações prestadas anteriormente à Receita Federal, por outras fontes, preenchidas na declaração.
As informações resgatadas são da declaração do IR sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), da declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (DIMOB); e da declaração de Serviços Médicos (DMED).
Nessa opção, o declarante deverá apenas verificar as informações para que não haja divergências nos seus dados pessoais para que não ocorra divergências na finalização da Declaração do Imposto de Renda.
Será restituído o Imposto de Renda em cinco lotes em 2021, seguindo o mesmo processo do ano passado. Veja as datas abaixo.
· 1° lote – 31 de maio
· 2° lote – 30 de junho
· 3° lote – 30 de julho
· 4º lote – 31 de agosto
· 5º lote – 30 de setembro
Aqueles contribuintes com direito à restituição e que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, devem receber as restituições antecipadamente.
Lembrando que idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais tem prioridade na restituição.
Na Prolink também realizamos IRPF com preços acessíveis, caso precise de ajuda nesse momento, estamos aqui para te auxiliar, para solicitar um orçamento, clique aqui.