O empreendedor sonha em abrir uma franquia, porém após a inauguração o sonho pode se tornar um pesadelo se ele não enxergar as áreas contábil e fiscal com a importância que merecem. Afinal, se as regras não forem cumpridas e os diversos impostos pagos, o resultado é uma enorme dor de cabeça lá na frente.
O empreendedor, tanto o franqueador, quanto o franqueado, devem saber que a contabilidade é importante para gerir seus negócios de forma eficaz e obter a rentabilidade esperada.
É importante possuir um parceiro contábil, como a ProLink Contábil que possui conhecimento para que todas as normas fiscais e contábeis sejam cumpridas minimizando riscos de autuações fiscais, para que você abra sua franquia com sucesso.
Dessa forma, o parceiro fornecerá as informações necessárias para o fisco e para a tomada de decisões. Somente uma empresa de contabilidade oferece dados formais e científicos que permitem atender a essa necessidade.
As franquias têm responsabilidades previstas em contrato e devem cumprir toda a legislação societária, fiscal, contábil e de folha de pagamento por “carregarem” a marca que já conceituada.
Quanto aos impostos, tudo depende do enquadramento tributário. O comércio varejista, por exemplo, pode se enquadrar no Simples Nacional com uma alíquota de imposto que começa nos 4%.
Essa é a grande diferença, pois geralmente a carga tributária das demais empresas é de 10 a 16%. Cada caso deve ser analisado individualmente.
Sobre a ABF Expo 2019:
Dias 26 – 29 Junho 2019
Quarta a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 11h30 às 18h30
Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul – São Paulo / SP